Heineken vende operações na Rússia por um euro e sofre perda milionária
A cervejaria Heineken, que em março do ano passado anunciou a intenção de vender seus negócios na Rússia devido à invasão da Ucrânia, chegou a um acordo nesse sentido. Nesta sexta-feira (25), a empresa da Holanda anunciou a venda de suas operações pelo valor simbólico de um euro (R$ 5,2). As informações são da rede Deutsche Welle (DW).
Dolf van den Brink, presidente-executivo, admitiu que o processo de liquidação da operação demorou mais tempo que o esperado. “Desenvolvimentos recentes demonstram os desafios significativos enfrentados pelas grandes empresas industriais ao saírem da Rússia”, disse ele em comunicado.
A compra foi fechada pelo grupo russo Arnest, como já se tornou padrão no processo de êxodo ocidental desde a invasão russa à Ucrânia. Em função do valor simbólico firmado para a venda, o cálculo é de que a Heineken tenha perdido 300 milhões de euros no negócio.
O acordo prevê ainda que os atuais funcionários da cervejaria terão seus empregos garantidos por ao menos mais três anos. A preocupação com os colaboradores foi um argumento usado pela empresa para justificar a demora em encerrar as operações definitivamente, embora a cerveja Heineken já não seja oficialmente vendida na Rússia desde 2022.
Fonte: Site A Referência (www.areferencia.com)