Comitê Disciplinar da FIFA suspende provisoriamente Luis Rubiales

26 de agosto de 2023 às 10:39
Polêmica

Foto: Reprodução

Por redação com o Globo

Com base no artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA, o presidente do Comitê Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio, anunciou hoje suspensão provisória de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), de todas as atividades relacionadas ao futebol em âmbito nacional e internacional. Esta suspensão, que entrará em vigor a partir deste sábado, se estende por um período inicial de 90 dias, e enquanto tramitar o processo disciplinar aberto por esta Comissão Disciplinar contra Rubiales, na quinta-feira, 24 de agosto.

O beijo de Luis Rubiales em Jennifer Hermoso, logo após a conquista da Copa do Mundo de futebol feminino pela seleção espanhola, causou polêmica. Ele chegou a dizer que o beijo foi consentido. A jogadora confirmou a versão do cartola, que perguntou a ela se poderia lhe dar um beijo durante a cerimônia de entrega de medalha, mas admitiu que não gostou do gesto. A Espanha conquistou o título inédito, superando a Inglaterra na final.

Da mesma forma, Placio, a fim de preservar, entre outros fatores, os direitos fundamentais da jogadora Hermoso e "a boa ordem do procedimento disciplinar que tramita perante este órgão disciplinar", emitiu duas diretivas adicionais (artigo 7 CDF) através das quais ordena a "Luis Rubiales que se abstenha, através dele ou de terceiros, de contatar ou tentar contatar Jennifer Hermoso ou seu ambiente próximo". Da mesma forma, a RFEF e os seus dirigentes ou funcionários, diretamente ou através de terceiros, são obrigados a abster-se de entrar em contato com a jogadora.

Segundo a FIFA, a decisão foi comunicada neste sábado a Rubiales, à RFEF e à UEFA para o devido cumprimento. E disse ainda via comunicado que "o Comitê Disciplinar da FIFA não fornecerá mais informações sobre esses processos disciplinares até que uma decisão final seja tomada".

A FIFA reiterou seu compromisso absoluto "em respeitar a integridade de todas as pessoas e, portanto, condena com o máximo vigor qualquer comportamento em contrário".