Dinamarca apresenta projeto de lei para proibir queima do Alcorão

25 de agosto de 2023 às 12:10
Entenda

Imagem Ilustrativa. Foto: Reprodução Getty Images

Nesta sexta-feira (25), o governo da Dinamarca apresentou um projeto de lei para proibir a queima de livros religiosos. O projeto foi elaborado após manifestações na Europa em que ativistas queimaram ao menos dez cópias do Alcorão, o livro sagrado do Islã. O projeto prevê multa e até dois anos de prisão aos infratores.

Os atos foram alvo de críticas e aumentaram a pressão para que os países do continente imponham freios legais a eventos do tipo. Segundo o ministro da Justiça dinamarquês, Peter Hummelgaard, o texto pretende proibir o "tratamento inadequado" de objetos com significado religioso. Além do Alcorão, a nova disposição também se aplicaria às profanações de outros livros considerados sagrados, como a Bíblia e o Torá, além de símbolos, incluindo o crucifixo.

O texto precisa ser aprovado no Parlamento para entrar em vigor, mas ainda não há uma data definida para a votação. O governo apresentou o projeto a despeito de protestos de políticos da oposição, que acusam a proposta de violar a liberdade de expressão.

 

Fonte: Folhapress