SHein efetua a compra de um terço da Forever 21 e Reebok

25 de agosto de 2023 às 08:39
Economia

Foto: Reprodução Internet

A varejista asiática Shein e o grupo Sparc, dono de marcas como Forever 21, Nautica e Reebok, anunciaram nesta quinta-feira (24) um acordo que envolve a troca de participação acionária entre as empresas, a venda de produtos da Forever 21 no site e no aplicativo da Shein e a venda de produtos da Shein nas lojas físicas da Forever 21.

Segundo comunicado assinado pelas duas empresas, a Shein adquiriu uma participação de cerca de um terço a Sparc, uma joint venture dos grupos Authentic Brands e Simon Property, e a Sparc virou acionista minoritária da varejista asiática. O tamanho da participação e os termos financeiros do acordo não foram revelados.

O grupo Sparc tem 32,1 mil funcionários, atua em mais de 65 países e vende anualmente mais de US$ 12,7 bilhões em produtos. A Authentic Brands também detém as marcas Aéropostale, Brooks Brothers, Eddie Bauer e Lucky Brand, enquanto o Simon Property é um REIT (Real Estate Investment Trust) listado na Nyse, sob o ticker SPG, que é o maior dono de shoppings centers dos Estados Unidos. Os REITs são a versão americana dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Já a Shein tem 150 milhões de clientes e vende roupas e acessórios em mais de 150 países com um modelo de produção sob demanda, em que os produtos são lançados com poucas unidades e produzidos em larga escala se as vendas ganharem tração. A empresa faturou US$ 22 bilhões no ano passado e foi avaliada em US$ 66 bilhões em maio, em uma rodada de captação que levantou US$ 2 bilhões.

Para o ItaúBBA, o anúncio tem dois lados: mostra a relevância e a importância das lojas físicas para um disruptor como a Shein, o que deve ser visto como positivo para as varejistas de moda brasileiras, mas ao mesmo tempo pode tornar o mercado interno ainda mais desafiador, caso a empresa anuncie um acordo semelhante com uma empresa local.

Forever 21 e Shein no Brasil

Nos últimos anos, a Forever 21 passou por uma série de problemas, inclusive uma recuperação judicial nos Estados Unidos, até ser comprada pela Authentic Brands. A empresa tem atualmente 414 lojas nos EUA e mais 146 em outros países, segundo o The Wall Street Journal.

Fonte: Portal Info Money (www.infomoney.com.br)