Disputa pela prefeitura de Penedo pode colocar Calheiros e Dantas em lados opostos

24 de agosto de 2023 às 17:00
Racha

Foto: Reprodução

Por redação 

Nas últimas semanas, as tensões políticas em Penedo deram um salto, revelando fissuras cada vez mais profundas no grupo do governador Paulo Dantas (MDB). As críticas, antes moderadas, ganharam um tom mais ácido, sinalizando a ocorrência de mais uma cisão significativa no seio de uma das maiores cidades de Alagoas.

No centro dessa disputa está o atual prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, filiado ao MDB e candidato à reeleição. Aliado próximo dos influentes Renans, Ronaldo Lopes desempenhou um papel fundamental na condução da vitória do governador Paulo Dantas tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições de 2022. 

Não surpreende que Penedo, uma das maiores cidades de Alagoas, tenha sido uma das poucas onde Paulo Dantas conquistou mais votos no segundo turno do que no primeiro.

Desde sua eleição, o governador fez questão de visitar Penedo em diversas ocasiões, reiterando seu apoio incondicional à reeleição de Ronaldo Lopes. Além do MDB, Lopes tem a seu lado uma coalizão formada por partidos da base governista, incluindo o PT, PV, PSD e PSB. E, nos bastidores, espera-se em breve a adesão do PDT, sob o comando de Ronaldo Lessa.

Contudo, a aliança com o governador não foi suficiente para manter a coesão na base governamental do município. O principal opositor de Lopes neste momento é Marcius Beltrão (PSB), secretário de Educação do Estado e ex-prefeito de Penedo. Nas últimas semanas, Beltrão elevou o tom de suas críticas contra Lopes, assumindo a liderança da oposição ao prefeito.

Embora Marcius Beltrão já tenha afirmado que não tem intenções de se candidatar no próximo pleito, ele não descarta a possibilidade de apoiar um candidato de oposição a Lopes. Beltrão acusa o atual prefeito de não cumprir acordos e denuncia práticas que considera desonestas. 

Recentemente, Marcius Beltrão concentrou suas críticas principalmente na área de saúde.

O cenário político em Penedo permanece em ebulição, com as disputas internas ameaçando dividir ainda mais a base do governo estadual e potencialmente reconfigurando o tabuleiro eleitoral para as próximas eleições. Os próximos capítulos desta história prometem ser intensos e reveladores.