Estações elevatórias seguem em construção para garantir funcionamento da maior obra ambiental de Maceió
Com a obra em ritmo acelerado, a Prefeitura de Maceió, através do projeto Renasce Salgadinho, segue com o andamento dos serviços da maior obra ambiental realizada na capital alagoana. Com toda a tubulação que vai conduzir os efluentes de forma adequada, foi iniciada a construção das estações elevatórias do Reginaldo, Pau Darco, Sapo e Gulandi.
A principal função destes equipamentos é bombear as águas servidas, o esgoto, através dos canos, até que sejam encaminhados para a rede coletora da companhia de esgotamento sanitário, no bairro Prado.
Além de toda a parte estrutural, o projeto das estações elevatórias conta também com etapas hidráulica e elétrica, para que posteriormente o sistema entre em operação.
"Toda a parte operacional conta com um sistema de estações elevatórias, que nada mais é do que um conjunto de bombas para encaminhar o esgoto até o local correto. Estamos concluindo toda a construção, parte elétrica e hidráulica para que depois o espaço receba as bombas e assim possamos pôr o sistema em operação", explica o secretário-adjunto de Obras Especiais da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Thales Ribeiro. O secretário-adjunto pontua, ainda, que a importância da participação dos maceioenses, para garantir o funcionamento correto de todo o sistema, é fundamental. “É uma obra gigante e que é composta por algumas etapas que levam um certo tempo, até que fiquem prontas. Mas é preciso reforçar que a maior etapa é de responsabilidade da população, que é mudar os hábitos sociais e deixar de realizar o descarte irregular, contribuindo assim, com tudo o que vem sendo feito”, disse Thales.
Renasce Salgadinho
O Projeto Renasce Salgadinho está orçado em R$ 76,4 milhõese os recursos são fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF). Além de garantir uma requalificação ambiental, o projeto conta ainda com mais de 20 intervenções, beneficiando assim, mais de 300 mil maceioenses.
Fonte: Ascom UGP