Apple e Samsung preparam lançamento de anéis inteligentes
Uma nova patente registrada recentemente sugere que a Apple pode estar mais perto de lançar sua linha de anéis inteligentes. Conforme os documentos, o dispositivo vestível traria funções semelhantes a algumas encontradas nos relógios da marca, como os alertas de notificações.
O registro surge pouco tempo depois da notícia de que a Samsung estaria desenvolvendo um dispositivo semelhante. A gigante sul-coreana já teria iniciado os primeiros testes do produto, que pode se chamar “Curio”, conforme a marca registrada pela empresa junto ao Escritório de Propriedade Intelectual do Reino Unido na terça-feira (22).
Reunimos aqui as principais informações disponíveis, até o momento, sobre estes smart rings. A nova patente do smart ring da Apple traz algumas pistas a respeito do que o wearable será capaz de fazer, como se conectar a uma ampla gama de aparelhos, de smartwatches a celulares, passando por fones Bluetooth, tablets e PCs. O pareamento permitiria controlar tais dispositivos com toques no anel, por exemplo.
Descritos pela gigante de Cupertino como “dispositivos de comunicação diários discretos”, no documento enviado ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, os anéis devem trazer feedback tátil, vibrando ao receber um alerta ou na ativação de funções. Este sensor fica em uma “joia” na parte superior, que também esconde o processador.
O Apple Ring, como a novidade tem sido chamada não oficialmente, também seria capaz de interagir com dispositivos de realidade virtual, de acordo com o Apple Insider, sem a necessidade de um controlador. Recursos de monitoramento da saúde são outras possíveis adições ao wearable, cuja aparência é semelhante à de um anel convencional.
Anel inteligente da Samsung
Por sua vez, o Samsung Galaxy Ring, nome que também não é oficial, aparentemente consiste em um dispositivo mais voltado para o rastreamento do condicionamento físico e das condições de saúde — batimentos cardíacos, sono etc. Dessa forma, ele seria uma opção mais parecida com o Oura Ring, cujos dados monitorados são visualizados no celular.
Mas isso não quer dizer que o futuro wearable da Samsung não tenha funções semelhantes às especuladas no modelo da Apple, como os alertas de notificação por vibração. Conforme o SamMobile, o aparelho está em fase avançada de desenvolvimento e pode ter a produção em massa iniciada ainda este ano.
Como o anel inteligente precisa obter as certificações para o rastreamento da saúde, é provável que ele seja lançado somente em 2024, segundo os rumores, havendo chances de ser chamado de “Curio”, como informado anteriormente. O modelo da Apple também é esperado para o próximo ano.
Fonte: Site Tecmundo (www.tecmundo.com.br)